Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação (*** Informações sobre a Biblioteca ***)
Início do conteúdo da página

Apresentação - Biblioteca Câmpus Matão

Publicado: Terça, 24 de Maio de 2016, 09h10 | Última atualização em Sábado, 03 de Dezembro de 2016, 15h19 | Acessos: 5018

Início  Apresentação/Informações • Acervo • Equipe • Fale com a Biblioteca • Manual de TCC e de Relatório de Estágio • Modelos de TCC e de Relatório de Estágio  Política de Desenvolvimento de Coleções  Regulamento de Uso das Bibliotecas do IFSP  Renovação, reserva e extrato de empréstimos  Semana do Livro e da Biblioteca  Tutoriais


- Estrtutura

A Biblioteca do Campus Matão (BCM) atende à comunidade acadêmica oferecendo suporte informacional aos cursos ministrados no Campus, atuando nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. O setor está distribuído em atendimento (14 m2), acervo (100 m2), área de estudo de uso coletivo (70 m2), salda de referência e processamento técnico (13 m2) e áreas de circulação e banheiros (30 m2).

- Acervo

O acervo atende aos cursos oferecidos no Câmpus Matão e está organizado na Classificação Decimal de Dewey (CDD). Atualmente conta com 696 títulos distribuídos em 4301 exemplares (até a data de 08/11/2016). Livros, jornais diários, revistas, periódicos nacionais e internacionais, trabalhos de conclusão de cursos e kits moleculares de ensino compõem o acervo que é aberto, permitindo aos usuários cadastrados livre acesso às estantes. À comunidade externa também é permitido o acesso ao serviço de consulta local e uso dos espaços de estudo.

Horário de atendimento

O horário de atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 09h00min às 21h00min, ininterruptamente.

Equipe

O início das atividades do Câmpus ocorreu em agosto de 2010 e a Biblioteca passou a contar com profissional bibliotecária a partir de julho de 2012. A equipe da Biblioteca é formada por duas bibliotecárias e duas auxiliares de biblioteca. 

Serviços

Além do acervo físico, a Biblioteca Câmpus Matão oferece aos seus usuários acesso ao conteúdo do Portal de Periódicos Capes e à Coleção de Normas da ABNT. Oferece também orientação ao uso de normas de trabalhos acadêmicos (através de manual e cursos de capacitação), confecção de fichas catalográficas, acesso à internet através de seis computadores, além de disponibilizar sinal de internet via rede wireless. A Biblioteca também oferece cursos de capacitação no uso de bases de dados e outras fontes de informação.

Patrona da Biblioteca

Em maio de 2015 foi realizado o Concurso e Eleição para o escolha do nome da Biblioteca. Após a eleição, o nome escolhido pela comunidade foi da cientista Marie Curie. A Biblioteca receberá em breve a placa com nome da homenageada.

Saiba mais sobre a patrona da BCM

Patrona da Biblioteca Câmpus Matão

Marie Curie

Fonte: autoria desconhecida.

 (Informações atualizadas em 24.05.2016; 26.09.2016)

registrado em:
Fim do conteúdo da página