Página inicial > Biblioteca (Início) > Avisos e Notícias > Flexibilização do uso de máscaras

Flexibilização do uso de máscaras

A proposta de flexibilização do uso de máscaras no IFSP Matão considerou orientações vigentes do Protocolo de Biossegurança do IFSP; o Decreto nº. 66.575, de 17 de março de 2022, que flexibiliza o uso de máscaras no Estado de São Paulo; a consulta realizada à comunidade acadêmica do IFSP-Matão pelo Grupo de Trabalho de Retorno Presencial (GT-RP); bem como a decisão referendada na Reunião do Conselho de Câmpus do IFSP Matão em 10 de maio de 2022.

• Publicado: Quarta, 11 de Mai de 2022, 15h45
  • Última atualização em Quarta, 11 de Mai de 2022, 16h10

Flexibilização do uso de máscaras no câmpus
A flexibilização do uso de máscaras no IFSP-Matão, em decorrência da COVID-19, será gradual e deverá respeitar os prazos:
• De 11/05 a 12/06 de 2022 - uso obrigatório nas salas de aula, no auditório, nos laboratórios e no acervo da biblioteca; uso facultativo nos demais ambientes do campus.
• A partir de 13/06 de 2022 - uso facultativo em todos os ambientes do campus.
Serão casos excepcionais, até 12 de junho, o uso de máscara facultativo nas salas de aula, no auditório e nos laboratórios somente para os responsáveis por atividades que envolvam um ou mais participantes com necessidades educacionais específicas, cuja utilização da máscara pelo responsável traga prejuízos ao processo de ensino-aprendizagem.
Considerando a evolução dos indicadores relacionados à COVID-19, a Direção-Geral do câmpus poderá determinar a retomada da obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os ambientes da unidade, estender ou revisar a duração dos períodos indicados.
Ressaltamos que a equipe gestora do câmpus permanece atenta e zelosa, acompanhando periodicamente os indicadores sanitários e que se reserva à deliberação de casos omissos.

Fundamentos da decisão
A flexibilização do uso de máscaras começou a ser considerada devido à:
o Flexibilização do uso de máscaras pelo governo do estado de São Paulo (Decreto nº. 66.575, de 17 de março de 2022);
o Diminuição expressiva dos índices de contaminação, hospitalizações e mortes decorrentes de Covid-19 na cidade de Matão e região;
o Índice elevado de vacinação da população regional e nacional;
o Baixa incidência de casos na comunidade do IFSP Câmpus Matão;

Construção da proposta de flexibilização
Analisando os índices técnicos, foram adotadas as seguintes medidas.
o Discussão dos dados sobre a situação da pandemia e das propostas da flexibilização do uso da máscara no âmbito do Grupo de Trabalho de Retorno Presencial (GT-RP), fórum responsável por nossa política local de combate à pandemia e retorno das atividades no câmpus;
o Consulta opinião à comunidade acadêmica sobre propostas de flexibilização do uso de máscara discutidas no GT-PR;
o Consolidação de proposta no âmbito do GT-PR, considerando parâmetros sanitários, especificidades das atividades do câmpus e o posicionamento da comunidade acadêmica sobre o tema.
o Aprovação da proposta na reunião de 10 de maio, no Conselho de Câmpus do IFSP Matão.

Documentos Correlatos:

Comunicado 03/22 IFSP/DRG/MTO

Resolução 01/22 CONCAM IFSP/MTO

Pesquisa sobre proposta do uso de máscaras GT-RP