Página inicial > Biblioteca (Início) > Avisos e Notícias > Mobilidade Estudantil Internacional: Resultado Preliminar do Edital

Mobilidade Estudantil Internacional: Resultado Preliminar do Edital

• Publicado: Quarta, 18 de Mai de 2022, 08h16
  • Última atualização em Quarta, 18 de Mai de 2022, 08h45
  • Acessos: 358

O Instituto Federal de São Paulo por meio da Assessoria de Assuntos Internacionais (Arinter) divulga o Resultado Final do edital de mobilidade discente para as instituições parceiras em Portugal. Estudantes de licenciatura e graduação se inscreveram na seleção até o último dia 13 de maio.

Neste edital estão previstas vagas para o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), o Instituto Politécnico de Guarda (IPG), o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e o Instituto Politécnico de Viseu (IPV), totalizando 52 vagas. Os estudantes selecionados estarão isentos do pagamento das taxas acadêmicas nas instituições parceiras, durante o segundo semestre de 2022.

Para conferir o resultado preliminar da seleção no Câmpus Matão, clique aqui.

Mobilidade acadêmica internacional

A mobilidade acadêmica internacional é o processo que possibilita ao discente matriculado no IFSP estudar, durante um período, em outra instituição de ensino superior situada no estrangeiro. Da mesma forma, possibilita a vinda de estudantes estrangeiros ao IFSP.

A mobilidade faz parte do processo de internacionalização das instituições de ensino brasileiras, ela é uma realidade consolidada ao redor do mundo. Trata-se de uma oportunidade única em que o aluno poderá estudar em uma das várias Universidades do mundo em que o IFSP possui acordos de cooperação internacional.

A partir de um convênio de cooperação acadêmica firmado entre o IFSP e uma instituição estrangeira são estabelecidas as condições da parceria e quais as possibilidades de acolhimento dos alunos de ambas as instituições. O convênio estabelece as regras sobre o período de permanência do aluno na instituição parceira.

Documentos:

Edital nº 223/2022