Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Clube de Leitura Ubuntu
Início do conteúdo da página

Clube de Leitura Ubuntu

Publicado: Terça, 18 de Agosto de 2020, 15h10 | Última atualização em Quarta, 19 de Agosto de 2020, 15h16 | Acessos: 349

Logo Clube Leitura Ubuntu

 

O QUE É O CLUBE DE LEITURA UBUNTU?
O Clube de Leitura Ubuntu é um coletivo que nasceu em março de 2019 com o intuito de promover o prazer pela leitura e divulgar as obras de temática e autoria negra, trazendo a pauta étnico-racial para o câmpus e também para a comunidade externa, o que para nós foi entendido como um objetivo crucial para promover uma educação antirracista realizada no Instituto Federal de São Paulo, câmpus Matão.
Em outubro de 2019 ele foi aprovado como um projeto de extensão no Programa Institucional de Ensino, Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos, Relações Étnico-Raciais e Gênero do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e Núcleo de Gênero e Sexualidade (NUGS), ambos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).


POR QUE ELEGEMOS A TEMÁTICA NEGRA PARA O CLUBE?
O Clube de Leitura Ubuntu atua para difundir conhecimento sobre autoras e autores negras e negros revelando suas narrativas para ampliar as possibilidades de conhecimento no mundo em que vivemos.

Contribuindo para a obtenção de plenos direitos e de cidadania, o Clube aposta na educação antirracista através das literaturas de autoria negra para trazer vivências, experiências e referenciais que contribuem para expandir a capacidade crítica dos(as) participantes, chamando nossa atenção para as artimanhas do racismo que reproduz imagens desqualificatórias do legado negro-africano no Brasil e no mundo.

Através das atividades do Clube de Leitura Ubuntu, pessoas negras são vistas em sua humanidade. Assim, outros cenários se descortinam e mergulhamos em novas possibilidades de leitura e compreensão de mundo.

 

 O QUE SIGNIFICA UBUNTU?

Na sociedade o Ubuntu representa a existência respeitosa e equilibrada entre os seres da natureza. No Ubuntu repousa a comunidade e suas relações baseadas na tradição, na ética social e no reconhecimento de todos como indispensáveis. A identidade e personalidade dos indivíduos é parte de Ubuntu. Este Ubuntu é o conceito de totalidade nas relações humanas e nas sociedades existentes. (CUNHA JUNIOR, 2010. p. 88)

Ubuntu é uma filosofia africana tem sido traduzida por “eu sou porque nós somos”, mas a ideia de coletividade deve ser compreendida como a fundamental para a compreensão do conceito. Essa filosofia visa entender e buscar a humanidade no outro, entender que somos e existimos a partir das experiências e existências de tantos outros, ou seja, o mesmo tem em seu cerne a humanização, mas também das relações no mundo em que fazemos parte. Foram os(as) discentes do projeto que escolheram esse nome.


QUAIS AÇÕES SÃO DESENVOLVIDAS NO CLUBE?
As ações do Clube de Leitura Ubuntu estão pautadas em três frentes: roda de conversa sobre os livros indicados; contação de histórias para crianças e palestras sobre vida e obra de autores e autoras negros e negras. Também, trabalhamos na construção de um pequeno acervo de literatura negra a partir da doação de livros vindos da comunidade e/ou adquiridos pela equipe do projeto.
Com essas atividades, temos procurado envolver a comunidade interna e externa no ato de ler, democratizar a leitura, combater o racismo por meio da educação e da arte, incentivando a formação de leitores(as) que desejem ler e críticos(as) à existência do racismo que invisibiliza a literatura compartilhada no Clube.


QUEM SOMOS?
O Clube está composto por docentes, discentes e servidores(as) do Instituto Federal de São Paulo, campus Matão, e também por membros da comunidade sem vínculo formal com a instituição interessados(as) em participar, além de crianças e jovens de projetos sociais da cidade como o Projeto Pescar e Edo Mariani.
A coordenadora do projeto é a Profa. Dra. Valquíria Pereira Tenório, docente do IFSP campus Matão, responsável pelas disciplinas de Sociologia e pesquisadora da área.
O Projeto conta ainda com a atuação de uma equipe de professores(as) docentes do IFSP campus Matão e colaboradores externos engajada na promoção da leitura e na pauta antirracista. Profa. Dra. Djenane Sichieri Wagner Cunha, Profa. Dra. Cinthia Yuri Galelli, Prof. Dr. Wagner Santos Araújo, Prof. Me.Ubirajara Donisete Ferreira Leão, da área de Português, Inglês e Espanhol; Prof. Me. Antonio Marcos Martins da área de História; Profa. Ma. Carla Yuri Kisen da área de Engenharia Química e Profa. Dra. Elisângela de Jesus Santos IFSP da área de Sociologia, pesquisadora da temática étnico-racial do campus Presidente Epitácio.
O projeto também conta com discentes voluntários(as) e com um bolsista, no momento o aluno João Victor Leocádio de Macedo (do 3º ano do Ensino Técnico em Química Integrado ao Médio) que tem um papel fundamental para o projeto, sendo importante na atuação dos contatos com os participantes de todas as frentes, divulgação do projeto nas mídias sociais, controle de presença, organização em conjunto com a equipe de equipamentos necessários para as atividades.


QUEM PODE E COMO PARTICIPAR?
Podem participar do projeto todas as pessoas interessadas em literatura, que gostem de ler ou desejem iniciar esse hábito, aquelas que gostem de compartilhar impressões e conhecimentos artísticos, literários e sociais, e busquem conhecer a temática negra e antirracista. Para participar basta entrar em contato conosco, por meio dos nossos canais de comunicação nas redes sociais: Instagram:https://instagram.com/clubedeleituraubuntu?igshid=1e67ua13xtaz Facebook:https://www.facebook.com/Clube-de-Leitura-Ubuntu-113189920131327/
E ficar atento às atividades e datas dos encontros, que são divulgados também por esses canais.


E AGORA NA PANDEMIA?
Parte das atividades foram reestruturadas e têm acontecido de maneira remota com encontros virtuais para discussão dos livros recomendados.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página