II Feira de Ciências, Arte e Cultura do IFSP Matão

Publicado: Quarta, 31 de Maio de 2017, 15h50 | Última atualização em Quinta, 17 de Agosto de 2017, 18h45 | Acessos: 610

Feira de Ciências convite menina com CNPQ Corrigido

Sobre

A II Feira de Ciências, Arte e Cultura do IFSP Matão acontecerá no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Matão (IFSP Matão) durante a 14a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) nos dias 26 e 27 de outubro de 2017.

O evento visa incentivar jovens estudantes do ensino médio, técnico integrado e 9º anos do ensino fundamental a iniciar pesquisas científicas em diversas áreas do conhecimento. Tem ainda como principal meta, incentivar a criatividade e a inovação dos estudantes, buscando despertar vocações científicas e/ou tecnológicas e identificar jovens talentosos que possam ser estimulados a seguirem carreiras científico-tecnológicas.

Os trabalhos a serem apresentados deverão ser de cunho experimental na área de Ciências, Arte e Cultura.

Inscrições prorrogadas até dia 29 de agosto de 2017

Para realizar a inscrição clique aqui.

O período de inscrições será de 01 a 20 de agosto de 2017.

Quem pode participar?

• Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas e privadas de Matão.
  • Alunos do 1º e 2º anos do ensino Médio e Médio Integrado das escolas públicas e privadas de Matão.

Quantos trabalhos serão apresentados?

• 40 do IFSP matão
  • 20 das demais escolas de Matão

Quantos integrantes podem ter os grupos?

• De 3 a 5 pessoas
  • 1 orientador

Os trabalhos inscritos deverão seguir os seguintes critérios:

1. Cada equipe deverá escolher um trabalho para apresentar na II FEIRA DE CIÊNCIAS, ARTE E CULTURA;
  2. A equipe deverá ter um máximo de 5 alunos e 1 orientador com formação mínima em ensino superior.
  3. Os alunos inscritos deverão estar regularmente matriculados no 9º ano do ensino fundamental ou 1 e 2 anos do ensino médio ou técnico integrado.
  4. Os trabalhos submetidos poderão ser projetos em andamento ou concluídos.
  5. Deverá ser enviado um Resumo do trabalho no ato da inscrição o qual deverá conter: título do trabalho, nomes completos dos alunos e dos orientadores, série, nome da escola e resumo propriamente dito (texto único com tamanho máximo de 2.000 caracteres com espaços).
  6. Fica proibida toda e qualquer atividade que possa colocar em risco a integridade física e psicológica das pessoas, do espaço físico e do patrimônio do IFSP Campus Matão.
  7. Será proibida a exposição no estande de: organismos vivos (exceto plantas e microrganismos não contaminantes); espécimes (ou partes) dissecadas; animais vertebrados ou invertebrados; órgãos ou membros de animais/humanos.
  8. Não poderão ser utilizadas substâncias ilícitas ou de uso controlado; fluidos de marcha de motores ou similares; materiais cortantes e perfurantes (agulhas, estiletes, vidros que possam provocar ferimentos); fotografias ou quaisquer outras formas de apresentação visual que possam chocar o público (técnicas cirúrgicas, dissecação, necropsia ou outras técnicas similares); vídeos fora da indicação por idade, aparelhos de áudio que não façam parte do projeto; quaisquer sistemas que produzam som maior do que 80 dB (decibéis) sistemas que produzam sons contínuos ou trilhas musicais que não sejam indispensáveis à apresentação e compreensão do projeto; sistemas que possam consumir mais do que 1 quilowatt de energia elétrica.
  9. Será atribuída nota 0 (zero) ao projeto que contiver cópias explícitas ou indícios de plágios.
  10. Caso seja necessário ponto de energia elétrica, essa solicitação deve ser efetuada no momento da inscrição.
  11. Em caso de agressões físicas ou verbais aos colegas do grupo ou de outro grupo, dos servidores efetivos e terceirizados do IFSP, servidores de outras escolas, visitantes do evento, ofensas, tentativas de boicotes de outros grupos, ameaças e desrespeito de qualquer natureza, o participante do grupo ou grupo será desclassificado do evento. Tal regra se aplicará aos casos que ocorrerem de forma presencial ou virtual via redes sociais, chats, aplicativos, etc.

Avaliação e seleção dos trabalhos

Serão selecionados 60 trabalhos para apresentação no evento, sendo 40 de alunos do 1º e 2º anos do ensino técnico integrado ao médio do IFSP Matão e 20 de alunos do 9º ano do ensino fundamental e alunos do ensino médio e técnico integrado das demais escolas de Matão.

Caso haja maior número de inscritos da comunidade externa, a Subcomissão Científica com docentes e servidores do IFSP Matão com formação na área dos trabalhos irá escolher os 20 melhores através da maior soma de pontos dos seguintes critérios, cada um com pontuação de 0 a 10:

1. Coerência com o objetivo do evento.
  2. Criatividade.
  3. Metodologia científica utilizada no projeto.
  4. Clareza do projeto.

A divulgação dos trabalhos selecionados será feita pelo site mto.ifsp.edu.br a partir de 16 de setembro de 2017.

Premiação

Tabela 1. Premiações do 1º, 2º e 3º lugares da II FEIRA DE CIÊNCIAS, ARTE E CULTURA.

Colocação
1º lugar 2º lugar 3º lugar
5 Bolsas de Iniciação Científica Junior do CNPq por 12 meses - -
Inscrição na FEBRACE e no CONICT Inscrição no CONICT      Inscrição no CONICT