Página inicial > Docentes > Ensino > Docentes > Alexandra Filipak

Alexandra Filipak

Publicado: Quarta, 14 de Março de 2018, 13h47 | Última atualização em Quarta, 14 de Março de 2018, 13h47 | Acessos: 314

Alexandra Filipak

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1998). Atuou em coordenações pedagógicas e docência em Escolas vinculadas a movimentos sociais, trabalhando com projetos de Educação do Campo, Agroecologia, Educação Popular. Foi bolsista da CAPES por dois anos no Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa, com pesquisa acerca das Escolas Itinerantes do MST. Tem experiência na área de Educação e Ciência Sociais e Política, com ênfase em Movimentos Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: economia solidária, sustentabilidade, agroecologia, direitos humanos, acampamentos e assentamentos de reforma agrária, educação do campo, relações de gênero e diversidade étnica e sexual. Foi Professora-Pesquisadora e Coordenadora Pedagógica na UEPG/PR do Curso ?Gênero e Diversidade na Escola?, que é parte da Rede de Educação para Diversidade no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC), na parceria entre UEPG, MEC e SEED/PR na execução de política pública de formação continuada para professores/as da rede paranaense. Foi Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul. Trabalhou com Políticas Públicas de Reforma Agrária para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, SP. Foi consultora do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS/ Food and Agriculture Organization of the United Nations - FAO, Coordenação de Sistemas Públicos Agroalimentares Locais e do Ministério do Desenvolvimento Agrário na Diretoria de Políticas para Mulheres Rurais. Doutora em Ciências Sociais - Unesp/Marília, SP, atualmente é professora do Instituto Federal de São Paulo e pesquisadora do CNPQ. (Texto informado pelo autor)