Página inicial > Docentes > Ensino > Docentes > Danilo Luiz Flumignan

Danilo Luiz Flumignan

Publicado: Quarta, 14 de Março de 2018, 14h15 | Última atualização em Quarta, 14 de Março de 2018, 14h15 | Acessos: 222

Danilo Luiz Flumignan

Danilo Luiz Flumignan possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2003), mestrado em Química (2006) e doutorado em Química (2010) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Atualmente, é Professor e Coordenador de Curso de Tecnologia em Biocombustíveis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP - Campus Matão (desde 2014). Atua como Docente do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IQ-UNESP, CAPES Nível 7) e como Pesquisador Colaborador do Instituto de Pesquisa em Bioenergia (IPBEN) e do Centro de Monitoramento e Pesquisa da Qualidade de Combustíveis, Biocombustíveis, Petróleo e Derivados (CEMPEQC). É membro credenciado da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel (RBTB) e da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para Aviação (RBBHRA) vinculadas ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Possui habilidade em desenvolver projetos de pesquisa na área de Biotecnologia, Química Analítica e Tecnologias do Setor Energético com ênfase Biocombustíveis e Subprodutos de Biocombustíveis atuando principalmente nos seguintes temas: a) Caracterização e Controle de Qualidade de Biocombustíveis, Combustiveis e Derivados; b) Processos Químicos e Enzimáticos de Produção de Biocombustíveis e Biolubrificantes; c) Caracterização Química e Uso de Matérias-Primas de Baixa Qualidade e de Resíduos Industriais e Comerciais; d) Confiabilidade Metrológica e Harmonização de Normas Técnicas de Qualidade e e) Desenvolvimento, Produção e Aplicação de Derivados da Biomassa como Insumo para o Setor Energético. Tem experiência em Quimiometria no desenvolvimento de modelos de reconhecimentos de padrões (HCA, PCA, KNN e SIMCA), modelos de regressões (MLR, PCR e PLS) e planejamento de experimentos. Apresenta conhecimentos nas Instrumentações Analíticas: Cromatografia Gasosa, Cromatografia Gasosa acoplada à Espectrometria de Massas, Ressonância Magnética Nuclear, Espectrometria de Infravermelho, Titulação Potenciométrica e Coulométrica, Espectroscopia de Raios-X por Energia Dispersiva (EDX), Plasma Indutivamente Acoplado (ICP-OES). É membro de corpo editorial e revisor de periódicos nacionais e internacionais e possui 33 artigos publicados em periódicos, 2 capítulos de livros publicados, 1 revisão técnica científica de livro, 66 participações em congressos, 58 orientações científicas concluídas e uma patente. (Texto informado pelo autor)