Página inicial > Docentes > Ensino > Docentes > José Marcos Garrido Beraldo

José Marcos Garrido Beraldo

Publicado: Quarta, 14 de Março de 2018, 14h34 | Última atualização em Quinta, 15 de Março de 2018, 15h50 | Acessos: 217

José Marcos Garrido Beraldo

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Engenheiro Agrônomo graduado pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (UNESP) Câmpus de Jaboticabal com título obtido em 2001. Durante a colação de grau da LI Turma de Engenheiros Agrônomos, recebeu o Prêmio Agronomia atribuído ao melhor trabalho de graduação do curso de Agronomia, considerando seu alto valor científico. Recebeu o título de Mestre em Agronomia, na área de Produção Vegetal em 2004 e o título de Doutor em Agronomia em 2011, ambos pela UNESP. Desenvolveu o programa de Formação Pedagógica de Docentes obtendo o título de Licenciatura Plena em Biologia (2011). Desenvolveu programa de Pós-doutorado entre 2011 a 2014, em colaboração envolvendo a Embrapa Instrumentação e a Universidade de Kentucky, EUA. De 2013 a 2014 foi "visiting scientist" no programa de Física de Solos do Departamento de Plant & Soil Sciences da Universidade de Kentucky. Atuou como Engenheiro Agrônomo pela Cooperativa de Trabalho dos Profissionais da Agricultura (2004-2005) e pela Cooperativa Agroindustrial, Coplana (2005-2006). Foi pesquisador Científico do Instituto Agronômico do Paraná na área de Solos (2006-2007). Foi Professor pelo Centro Paulista de Estudos Agropecuários (2007-2009) e pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2009). No período de 2015-2017 foi Coordenador de Pesquisa e Inovação do IFSP-Câmpus Matão. É líder do Grupo de Estudo em Agricultura de Precisão do Instituto Federal de São Paulo (GEAP-IFSP), credenciado no CNPq. Em sua carreira acadêmica e de pesquisa tem se dedicado ao estudo em pesquisas relacionadas à utilização de fontes renováveis de energia, na caracterização e no aproveitamento de resíduos industriais e agrícola, no uso da biomassa como fonte de energia, no manejo químico e físico do solo, engenharia de água e solo, agricultura de precisão e engenharia agrícola. (Texto informado pelo autor)