Informática Básica

Publicado: Sexta, 29 de Julho de 2016, 11h17 | Última atualização em Terça, 16 de Agosto de 2016, 10h39 | Acessos: 2173

Inscrições: 08 a 19 de agosto de 2016

Edital: Leia atentamente o EDITAL

Pré-requisitos: Ensino Fundamental II completo (6º ao 9º ano).

Local: IFSP Matão (Rua Stéfano D'avassi, 625 - Nova Cidade/CEP 15991-502)

Período do curso: Tarde

Início: 22 de Agosto de 2016

Previsão de Término: 30 de Novembro de 2016

Aulas: Segunda e Quarta

Horário: 16h30 às 19h

Contatos:

note lhenriquenunes@ifsp.edu.br (professor Luiz Henrique Nunes)

note cex.mto@ifsp.edu.br(Coordenadoria de Extensão)

circle (16) 3506-0718 (Coordenadoria de Registro Acadêmico/CRA)

O curso FIC na modalidade Formação Continuada Informática Básica visa prover os conhecimentos fundamentais para que seus alunos possam utilizar tal instrumento em suas atividades do dia a dia. Ao final do curso, espera-se que o aluno seja capaz de utilizar qualquer computador com sistema operacional Windows, utilizar seus aplicativos como processadores de texto e planilhas eletrônica e utilizar a Internet de forma segura para buscar informações de maneira eficiente e eficaz.

Público Alvo: Este curso é direcionado às pessoas com idade mínima de 16 anos, com ensino fundamental completo e que não tenham experiência na área de informática e buscam qualificação para o mercado de trabalho.

Objetivos do Curso:

check Este curso visa apresentar os alunos as diferentes partes do computador, sua importância e seu funcionamento de tal forma a permitir que o aluno utilize-o juntamente com suas aplicações para a realização de tarefas do dia a dia.

Abaixo alguns objetivos específicos desse curso:

check Conhecer as partes do computador;

check Compreender a importância da tecnologia;

check Reconhecer a Informática como ferramenta capaz de contribuir na construção do conhecimento;

check Utilizar os benefícios da Informática nas atividades do cotidiano;

check Compreender as principais funcionalidades de um sistema operacional;

check Utilizar as ferramentas básicas para a produção de textos, construção de gráficos e apresentações;

check Utilizar o correio eletrônico e as ferramentas de pesquisa disponíveis na Internet.

Conceitos básicos e história da informática
CPU, memória e periféricos
Sistema Operacional Windows
Processadores de texto: formatação de documentos
Planilhas de cálculo: funções básicas, intermediárias e avançadas
Programas para apresentação (slides)
Conceito de Internet (Ferramentas de busca, fóruns e Correio Eletrônico)
Programas antivírus e como acontece uma infecção

Carga horária total do curso: 40 horas.

Servidor responsável: Professor Luiz Henrique Nunes– Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional - docente do IFSP câmpus Matão na área de Ciências da Computação.

Coordenador responsável: Guilherme Francisco Pegler - Coordenadoria de Extensão.