Página inicial > Cursos de Extensão > Extensão > Cursos FIC > Oficina de Argumentação e Redação

Oficina de Argumentação e Redação

Publicado: Quarta, 03 de Agosto de 2016, 17h31 | Última atualização em Segunda, 08 de Agosto de 2016, 12h17 | Acessos: 4709

Inscrições:08 a 19 de agosto de 2016

Edital: Leia atentamente o EDITAL

Pré-requisitos: Ensino Fundamental II completo (6º ao 9º ano).

Local: IFSP Matão (Rua Stéfano D'avassi, 625 - Nova Cidade/CEP 15991-502)

Período do curso: Noite

Início: 23 de Agosto de 2016

Previsão de Término: 08 de Novembro de 2016

Aulas: Terça

Horário: 19h às 22h

Contatos:

notewagsants@ifsp.edu.br (professor Wagner Santos Araujo)

notecex.mto@ifsp.edu.br(Coordenadoria de Extensão)

circle(16) 3506-0718 (Coordenadoria de Registro Acadêmico/CRA)

O curso de Oficina de Argumentação e Redação visa qualificar o aluno na formação específica do pensamento argumentativo e na produção textual. Outro fator de destaque é a troca de experiências e discursos entre alunos de diferentes instituições de ensino. O curso visa também fomentar o desenvolvimento das competências linguísticas da modalidade escrita formal por meio da promoção das habilidades intrínsecas a esse processo.

Público Alvo: Estudantes do Ensino Médio e vestibulandos.

Alguns Objetivos do Curso:

check Utilizar relações várias, de acordo com o seu projeto textual - tese e argumentos; causa e consequência; fato ou opinião, anteriormente e posteriormente, problema ou solução, etc;

check Relacionar adequadamente a seleção e a definição da ordenação de argumentos com uma determinada tese;

check Utilizar diferentes recursos resultantes de operações linguísticas;

check Ensinar o emprego de mecanismos de coesão referencial, de articulação frasal, recursos oferecidos pelo sistema verbal;

check Apresentar regras de concordância verbal e nominal.

Aspectos Estruturantes - Eixo 1
Tematização e Progressão - Eixo 2
Análise e Produção mediadas pelos Gêneros Textuais - Eixo 3

Carga horária total do curso: 40 horas.

Servidor responsável: Professor Wagner Santos Araujo – Doutor em Língua Portuguesa pela PUC/SP - docente do IFSP câmpus Matão na área de Português.

Coordenador responsável: Guilherme Francisco Pegler - Coordenadoria de Extensão.