Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Graduação > Tecnologia em Biocombustíveis
Início do conteúdo da página

Tecnologia em Biocombustíveis

Publicado: Segunda, 21 de Março de 2016, 22h07 | Última atualização em Segunda, 08 de Maio de 2017, 15h29 | Acessos: 6244

 

Coordenadores

Tecnologia em Biocombustíveis - Noturno

Prof. Dr. Danilo Luiz Flumignan

E-mail: flumignan@ifsp.edu.br / dlflumig@yahoo.com.br

Telefone: (16) 3506-0724

 

Tecnologia em Biocombustíveis - Matutino

Prof. Dr. Sandro Rogério de Sousa

E-mail: srsousa@ifsp.edu.br / srsousa@hotmail.com

Telefone: (16) 3506-0724

 

BIOCOMBUSTIVEL: O QUE É ?

Biocombustível é todo combustível de origem biológica não fóssil, ou seja, é aquele combustível feito a partir de algum ser vivo (ou de algum produto deste), mas que não é derivado do petróleo, carvão ou gás natural. No caso dos biocombustíveis são utilizados muitos tipos de plantas, como a cana-de-açúcar, babaçu, soja, sebo, dendê, girassol, milho, entre outras. Embora os biocombustíveis não sejam utilizados na geração de eletricidade, vale a pena falar sobre eles como uma forma de energia sustentável, já que eles dão energia a muitos veículos e máquinas e tem emissão reduzida de gases de efeito estufa. Existem muitos tipos de biocombustíveis utilizados atualmente, como o etanol e o biodiesel, e cada um tem um tipo próprio de obtenção.

 

Projeto Pedagógico do Curso

Tecnologia em Biocombustíveis - Período Matutino

Tecnologia em Biocombustíveis - Período Noturno

Resolução 1099 - Estrutura Curricular - Tecnologia em Biocombustiveis

 

Reconhecimento do Curso pelo MEC

Tecnologia em Biocombustíveis - Período Matutino - Nota 3

Tecnologia em Biocombustíveis - Período Noturno - Nota 5

 

Atribuições emitidas pelo CRQ do Profissional Egresso do Curso de Tecnologia em Biocombustíveis

 

Docentes do Curso

 

Calendário Acadêmico - 2017

 

Horário das Aulas - 2017

Período Matutino - 2017/1

Período Noturno - 2017/1

 

Objetivo Geral do Curso

O objetivo geral é a formação de um profissional, o Tecnólogo em Biocombustíveis, apto a atuar na cadeia de produção, comercialização e uso de biocombustíveis sólidos, líquidos e gasosos, planejando, dirigindo, monitorando, gerenciando e controlando matérias primas, produtos, co-produtos, processos e fatores de produção utilizados nessa cadeia produtiva. A promoção da sustentabilidade, em seu conceito amplo, da conservação ambiental e da inclusão social devem ser princípios orientadores da atuação desse profissional de nível superior.

 

Perfil Profissional do Egresso

Profissional multidisciplinar que atua na produção de matéria-prima, produto final e co-produtos, controle de qualidade, logística de armazenamento e distribuição de biocombustíveis, podendo ter como campo de trabalho empresas produtoras e/ou distribuidoras de biocombustíveis, laboratórios de controle de qualidade, instituições de pesquisa, agências reguladoras e órgãos governamentais.
Os Tecnólogos em Biocombustíveis devem ser profissionais capazes de atuarem no processamento de biocombustíveis sólidos, líquidos e gasosos, desde a aquisição e beneficiamento da matéria-prima até sua comercialização e distribuição e de executarem o processamento de óleos vegetais e cana-de-açúcar transformando-os em biocombustíveis líquidos. Além disso, devem atuar na produção de biocombustíveis sólidos e líquidos a partir da utilização de produtos oriundos de culturas energéticas e processar resíduos agropecuários e microbiológicos objetivando sua transformação em biocombustíveis gasosos. Também realizam o controle de qualidade e a avaliação da estabilidade físico-química e microbiológica do produto acabado e executam a utilização de co-produtos gerados ao longo da cadeia produtiva e a avaliação do desempenho de biocombustíveis em motores.

 

Dados Complementares do Curso

Período

Matutino e Noturno

Vagas Anuais

40 vagas

Número de Semestres

6 semestres (matutino)

7 semestres (noturno)

Duração do Semestre

19 semanas

Duração da Hora-Aula

50 minutos

Carga Horária do Curso

2.579 horas

 

Documentos de Aproveitamento Profissional de Estágio Supervisionado

 

 Documentos do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

 

Base de Dados Científicos

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página