Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Graduação > Engenharia de Alimentos
Início do conteúdo da página

Engenharia de Alimentos

Publicado: Sexta, 10 de Novembro de 2017, 14h10 | Última atualização em Terça, 03 de Abril de 2018, 10h56 | Acessos: 3138

Coordenadora do Curso

Prof. Dr. Márcia Luzia Rizzatto

E-mail: marciarizzatto@ifsp.edu.br

Telefone: (16) 3506-0724

 

  Perfil Profissional

O Bacharel em Engenharia de Alimentos ou Engenheiro de Alimentos atua no desenvolvimento de produtos e de processos da indústria de alimentos e bebidas, em escala industrial, desde a seleção da matéria-prima, de insumos e de embalagens até a distribuição e o armazenamento. Projeta, supervisiona, elabora e coordena processos industriais; identifica, formula e resolve problemas relacionados à indústria de alimentos, acompanhando o processo de manutenção e operação de sistemas. Atua no controle e na garantia da qualidade dos produtos e processos. Desenvolve tecnologias limpas e processos de aproveitamento dos resíduos da indústria de alimentos. Busca o desenvolvimento de produtos saudáveis, com características sensoriais que atendam ao consumidor. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e os impactos sócio-ambientais.

 

Formas de Acesso

Para acesso ao curso superior de Engenharia de Alimentos, o estudante deverá ter concluído o Ensino Médio ou equivalente.

O ingresso ao curso será por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), de responsabilidade do Ministério da Educação (MEC), e de processos simplificados para vagas remanescentes, por meio de edital específico, a ser publicado pelo IFSP no endereço eletrônico www.ifsp.edu.br.

Outras formas de acesso previstas são: reopção de curso, transferência externa ou outra(s) forma(s) definida(s) pelo IFSP.

            Tabela 2. Características gerais do curso de Engenharia de Alimentos.

Curso Superior: Engenharia de Alimentos

Câmpus

Matão

Período

Noturno

Vagas anuais

40 vagas

Número de semestres

10 semestres

Duração do semestre

19 semanas

Duração da hora-aula

50 minutos

Carga horária mínima obrigatória

3.914,0 horas

 

 Projeto Pedagógico PPC

Projeto Pedagógico do Curso - PPC

Estrutura Curricular

 Estrutura Curricular

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página