NEA - Núcleo de Estudos em Agroecologia e Economia Feminista
NEA no Facebook Pesquisa em Agroecologia e Economia Feminista
Semana Nacional do Produto Orgânico Publicações
Participação NEA IFSP em Reunião Regional sobre Cadernetas Agroecológicas
Mulheres Rurais no Erê Agroecológico Sudeste
Curso FIC “Desenvolvimento Rural, Gênero e Agroecologia” inicia atividades
Ato de Abertura e Aula Magna do Curso "Agricultora Familiar de Base Agroecológica"
IFSP e UNIRP acompanham a OCS do Assentamento Córrego Rico
NÚCLEO DE ESTUDOS EM AGROECOLOGIA E ECONOMIA FEMINISTA
NEA-IFSP MATÃO
QUEM SOMOS:
O Núcleo de Estudos em Agroecologia e Economia Feminista do Instituto Federal de São Paulo Campus Matão (NEA-IFSP MATÃO) faz parte de uma rede de ações em torno da Agroecologia e da Economia Feminista e Solidária desenvolvidas desde 2014 no IFSP Campus de Matão, SP. Surgiu em atendimento à Chamada Pública Chamada MCTI/MAPA/CNPq Nº 02/2016, em julho de 2016.
OBJETIVOS:
Apoiar, fortalecer e capacitar grupos produtivos de Mulheres Rurais da Agricultura Familiar, Quilombola e da Reforma Agrária na produção agroecológica de alimentos na Região Central e Vale do Ribeira do Estado de São Paulo através de ações de pesquisa, extensão tecnológica e educação profissional.
ATIVIDADES:
Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de 160 horas, com o tema “Desenvolvimento Rural Feminista Solidário e Agroecologia: desafios para grupos de mulheres trabalhadoras rurais na geração de renda, segurança alimentar, conservação da biodiversidade e autonomia econômica”.
Pesquisa-ação em Economia Feminista e Agroecologia, no intuito de proporcionar um processo de produção de conhecimento coletiva, a partir de um diálogo entre o saber das mulheres e o saber acadêmico. Serão utilizadas as Cadernetas Agroecológicas como um instrumento de monitoramento da produção agroecológica das mulheres. Além da coleta de dados, tem o objetivo de dar visibilidade e valorizar a produção agroecológica das mulheres agricultoras.
Acompanhamento de Grupos Produtivos de Mulheres Rurais visando organização produtiva agroecológica em seus diversos aspectos.
Foto: Atividade de Formação sobre Economia Feminista e Solidária com Isabelle Hillekamp (França) e Sany Spínola Aleixo (UNIRP) no Centro Agroflorestal, em Barra do Turvo, SP, como atividade do Curso "Desenvolvimento Rural, Gênero e Agroecologia", maio de 2017. Créditos: Alexandra Filipak
Redes Sociais