Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NEA - Núcleo de Estudos em Agroecologia
Início do conteúdo da página

NEA - Núcleo de Estudos em Agroecologia e Economia Feminista

Publicado: Quinta, 08 de Junho de 2017, 08h35 | Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2017, 16h50 | Acessos: 159

Atividades Agroecológicas         NEA no Facebook

 

 

NÚCLEO DE ESTUDOS EM AGROECOLOGIA E ECONOMIA FEMINSITA

        NEA-IFSP MATÃO

QUEM SOMOS:

O Núcleo de Estudos em Agroecologia e Economia Feminista do Instituto Federal de São Paulo Campus Matão (NEA-IFSP MATÃO) faz parte de uma rede de ações em torno da Agroecologia e da Economia Feminista e Solidária desenvolvidas desde 2014 no IFSP Campus de Matão, SP. Surgiu em atendimento à Chamada Pública Chamada MCTI/MAPA/CNPq Nº 02/2016, em julho de 2016.

 OBJETIVOS:

Apoiar, fortalecer e capacitar grupos produtivos de Mulheres Rurais da Agricultura Familiar, Quilombola e da Reforma Agrária na produção agroecológica de alimentos na Região Central e Vale do Ribeira do Estado de São Paulo através de ações de pesquisa, extensão tecnológica e educação profissional.

ATIVIDADES:

Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de 160 horas, com o tema “Desenvolvimento Rural Feminista Solidário e Agroecologia: desafios para grupos de mulheres trabalhadoras rurais na geração de renda, segurança alimentar, conservação da biodiversidade e autonomia econômica”.

Pesquisa-ação em Economia Feminista e Agroecologia, no intuito de proporcionar um processo de produção de conhecimento coletiva, a partir de um diálogo entre o saber das mulheres e o saber acadêmico. Serão utilizadas as Cadernetas Agroecológicas como um instrumento de monitoramento da produção agroecológica das mulheres. Além da coleta de dados, tem o objetivo de dar visibilidade e valorizar a produção agroecológica das mulheres agricultoras.

Acompanhamento de Grupos Produtivos de Mulheres Rurais visando organização produtiva agroecológica em seus diversos aspectos.

 18740551 1326550974067559 4140025369322812927 n

Foto: Atividade de Formação sobre Economia Feminista e Solidária com Isabelle Hillekamp (França) e Sany Spínola Aleixo (UNIRP) no Centro Agroflorestal, em Barra do Turvo, SP, como atividade do Curso "Desenvolvimento Rural, Gênero e Agroecologia", maio de 2017. Créditos: Alexandra Filipak

registrado em:
Fim do conteúdo da página