Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NEA - Núcleo de Estudos em Agroecologia > Uncategorised > Participação NEA IFSP em Reunião Regional sobre Cadernetas Agroecológicas
Início do conteúdo da página

Participação NEA IFSP em Reunião Regional sobre Cadernetas Agroecológicas

Publicado: Sexta, 14 de Julho de 2017, 13h40 | Última atualização em Sexta, 14 de Julho de 2017, 15h28 | Acessos: 622

Participação NEA IFSP em Reunião Regional Sudeste sobre Cadernetas Agroecológicas

As Pesquisadoras Profª. Drª. Sany Spínola Aleixo do Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP) e a Geógrafa Ana Maria Baccarin Xisto Paes, ambas do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica participaram, nos dias 11 a 13 de julho de 2017, em Belo Horizonte, MG, de reunião regional sudeste que discutiu as metodologias e análises do trabalho de pesquisa-ação com as Cadernetas Agroecológicas.

A reunião contou com a presença de diversas entidades parceiras neste trabalho como a SOF - Sempre Viva Organização Feminista de São Paulo; CTA - Centro de Tecnologias Alternativas de Minas Gerais; Marcha Mundial das Mulheres; GT de Gênero da ANA; entre outras, como também a presença de técnicas e agricultoras que participam do processo.

Foram discutidas as metodologias aplicadas no trabalho com as Cadernetas Agroecológicas, dando destaque para os Mapas de Percepção realizado pelo NEA-IFSP e as primeiras análises dos resultados da coleta de dados realizada nas Cadernetas que demonstraram que o trabalho produtivo de uma agricultora, geralmente não reconhecido e invisibilizado, pode gerar, em autoconsumo, em torno de 1 salário mínimo por mês.

mapas

Atividade com Mapas de Percepção realizado durante a reunião como proposta de metodologia para discutir divisão sexual do trabalho na agricultura familiar e invisibilidade do trabalho produtivo da mulher. Créditos da foto: GT de Mulheres da ANA.

 

Fim do conteúdo da página