Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Programa de Residência Pedagógica
Início do conteúdo da página

Programa de Residência Pedagógica

Publicado: Segunda, 06 de Julho de 2020, 16h33 | Última atualização em Terça, 07 de Julho de 2020, 16h37 | Acessos: 301

O Programa

O Programa de Residência Pedagógica integra a Política Nacional de Formação de Professores e visa induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de Licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir do terceiro período de seu curso.

A ação contempla planejamento de atividades e de aulas, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) compõem a Política Nacional, tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, saberes que lhes permitam realizar um ensino efetivo nas escolas de educação básica.

Objetivos*

  1. Aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias;
  2. Induzir a reformulação da formação prática nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da residência pedagógica;
  3. Fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre a IES e a escola, promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o egresso da licenciatura e estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores;
  4. Promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores da educação básica às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Como funciona*

  • As IES serão selecionadas por meio de Edital público nacional para apresentarem projetos institucionais de residência pedagógica.
  • O Programa será desenvolvido em regime de colaboração com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Assim, as Intuições de Ensino Superior participantes deverão organizar seus projetos Institucionais em estreita articulação com a proposta pedagógica das redes de ensino que receberão os seus licenciandos.
  • O regime de colaboração será efetivado por meio da formalização de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre o Governo Federal, por meio da Capes e o os estados, por intermédio das secretarias de educação de estado ou órgão equivalente. A participação do governo municipal se efetivará por meio de Termo de Adesão ao ACT, firmado por suas secretarias de educação.

O Programa no Campus Matão

Coordenação: Prof.a Dr.a Juliana Barretto de Toledo

Contato: falecomaju@ifsp.edu.br

 

O curso de Licenciatura do campus Matão vêm atuando nesse programa desde sua primeira edição, em 2018. Por esse Programa passaram mais de 20 estudantes e atendemos cerca de 1600 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas estaduais. Para a edição 2020, teremos 16 vagas para bolsistas e 4 vagas para voluntários.

Para conhecer um pouco mais do Programa no campus Matão, acesse o documento abaixo.

Apresentação Programa Residência Pedagógica (clique aqui)

*Texto Retirado de: Portal CAPES. Disponível em <https://capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica>. Acesso em 30 jun. 2020.

registrado em:
Fim do conteúdo da página