Resíduos Sólidos
A Comissão de Resíduos Sólidos busca identificar , atualizar e comunicar os processos aplicáveis a Gestão de Resíduos Sólidos produzidos por sua comunidade acadêmica de forma a colaborar com o meio ambiente e preservação do planeta. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei nº 12.305/10) estabelece alguns princípios e diretrizes relativas à gestão de resíduos sólidos de qualquer tipo, e define a reciclagem como o processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), e, se couber, no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e no Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente os 5 R’s da Gestão Ambiental tem por objetivo promover a mudança de hábitos no cotidiano dos cidadãos. As boas práticas 5 R’s são: Reduzir, Repensar, Reaproveitar, Reciclar e Recusar consumir produtos que gerem impactos socioambientais significativos.
A Comissão de Resíduos Sólidos tem como objetivos:
- Reaproveitar os resíduos orgânicos que poderão ser utilizados na compostagem, produção de adubos, gás etc., e sendo passível de servir como material para aulas experimentais além de projetos de ensino, extensão e pesquisa;
- Promover o descarte adequado dos resíduos e reutilização dos materiais
- Implementar e coordenar o sistema de coleta seletiva;
- Otimizar o consumo de materiais visando a redução dos resíduos sólidos gerados.
Maiores Informações Comissão de Resíduos Sólidos
- Projeto Comissão de Resíduos Sólidos
- Ações Institucionais
- Parcerias
- Membros da Comissão
Redes Sociais