Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Vestibulinho 2017 - Técnico Integrado ao Ensino Médio
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Vestibulinho 2017 - Técnico Integrado ao Ensino Médio

  • Publicado: Quinta, 06 de Outubro de 2016, 09h46
  • Última atualização em Quarta, 22 de Março de 2017, 15h28

CLIQUE EM "CRONOGRAMA MATRÍCULAS" PARA CONFERIR O COMUNICADO REFERENTE AO CRONOGRAMA DE MATRÍCULAS DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

CRONOGRAMA MATRÍCULAS

 

convocacao matricula 4

 

ATENÇÃO!!

 

4ª Chamada para matrícula > Acesse as listas

- Técnico em Alimentos integrado ao Ensino Médio: clique aqui

- Técnico em Açúcar e Álcool integrado ao Ensino Médio: clique aqui

 A matrícula deverá ser realizada no dia 02/02 das 09h00 às 17h00. Consulte os documentos necessários para realização da matrícula aqui

 

 

3ª Chamada para matrícula > Acesse as listas

- Técnico em Alimentos integrado ao Ensino Médio: clique aqui

- Técnico em Açúcar e Álcool integrado ao Ensino Médio: clique aqui

 A matrícula deverá ser realizada no dia 01/02 das 09h00 às 17h00. Consulte os documentos necessários para realização da matrícula aqui

 

 

2ª Chamada para matrícula > Acesse as listas

- Técnico em Alimentos integrado ao Ensino Médio: clique aqui

- Técnico em Açúcar e Álcool integrado ao Ensino Médio: clique aqui

 A matrícula deverá ser realizada no dia 30/01 das 09h30 às 16h30 e no dia 31/01 das 09h30 às 15h00. Consulte os documentos necessários para realização da matrícula aqui

 

Convocação para matrícula > A lista de convocação para matrícula está disponível em http://cdn.cetroconcursos.org.br/arquivos/5617-s3My0.pdf 

A matrícula dos convocados será realizadas entre os dias 24 e 27/01/2017 das 10h30 às 18h30. Fiquem atentos aos documetos exigidos para a matrícula!

 

Resultado final > O resultado final das provas está disponível em http://www.cetroconcursos.org.br/ifsp > clique em Resultados

 

Resultado preliminar > O resultado preliminar das provas está disponível em http://www.cetroconcursos.org.br/ifsp

 

Consulte o gabarito da prova > Acesse o link http://www.cetroconcursos.org.br/ifsp/ > Clique em Gabaritos.

 

Consulte o local de prova > Acesse o link http://cetroconcursos.org.br/Projetos/projeto-detalhes.aspx?id=+/+1VlmpOVI= > clique em Convocação, insira os dados e confira o local de prova e a sala. 

 

Resultado da solicitação do pedido de isenção > Todos os pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição foram DEFERIDOS. Confira aqui o comunicado.

 

ATENÇÃO!!! As inscrições para o Processo Seletivo dos cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio foram prorrogadas até o dia 13 de novembro. A GRU (Guia de Recolhimento da União) deverá ser paga até o dia 14/11/2016, exclusivamente no Banco do Brasil, no horário de atendimento.

PARA SE INSCREVER (exclusivamente online), basta acessar o site: http://www.cetroconcursos.org.br/ifsp

PARA SABER MAIS SOBRE OS NOSSOS CURSOS: http://mto.ifsp.edu.br/medio-tecnico

 

 

Tira-dúvidas

A seguir, listamos as principais dúvidas que você pode ter a respeito do processo seletivo para entrada no Ensino Médio do IFSP Câmpus Matão.

 

1. Como eu faço minha inscrição na prova?

As inscrições devem ser feitas unicamente através do site www.cetroconcursos.org.br/ifsp. As inscrições ficarão abertas do dia 17 de outubro de 2016 a 13 de novembro de 2016.

 

2. Qual é o dia da prova? Onde ela vai acontecer?

A prova acontece no dia 4 de dezembro de 2016 (domingo), às 13h, com a abertura dos portões às 12h. O local de prova será divulgado a partir do dia 25 de novembro, também no site www.cetroconcursos.org.br/ifsp.

 

3. A prova tem taxa de inscrição? E se eu não tiver condições de pagar?

O valor da taxa de inscrição é de R$ 20,00 (vinte reais), que deverão ser pagos no Banco do Brasil, utilizando a GRU (Guia de Recolhimento da União) disponível quando o candidato faz a inscrição no site. A data limite de pagamento é o dia 14 de novembro de 2016.

Se o candidato não tiver condições de pagar a taxa, ele pode pedir, na inscrição, a isenção. Contudo, há duas condições: (1) as inscrições com pedido de isenção devem ser feitas até o dia 8 de novembro de 2016 e (2) somente podem ser contemplados alunos que cursaram o Ensino Fundamental inteiramente na rede pública (municipal, estadual ou federal) ou cursaram todo o Ensino Fundamental com bolsa integral na rede particular. Para maiores informações, consulte o item 7 do Edital.

 

4. Quais são os cursos oferecidos? Quantas vagas existem para cada um?

O câmpus Matão do Instituto Federal de São Paulo oferece dois Cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio: o Curso Técnico em Açúcar e Álcool Integrado ao Ensino Médio, com 40 vagas, e o Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, com 80 vagas, dividido em duas turmas de 40 vagas cada.

 

5. Posso fazer inscrição para tentar vagas nos dois cursos oferecidos pelo câmpus?

Não. No ato da inscrição, o candidato deve escolher tentar a vaga para o Curso Técnico em Açúcar e Álcool ou o Curso Técnico em Alimentos.

 

6. Existe algum tipo de reserva de vagas?

Sim. Consulte o item 4 do Edital.

 

7. O Instituto Federal cobra mensalidade dos alunos?

Absolutamente não. Os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio são completamente gratuitos.

 

8. Como é a prova?

A prova terá duração de 4 (quatro) horas e é composta por 50 perguntas de múltipla escolha (12 de Ciências, 12 de Matemática, 12 de Língua Portuguesa, 7 de História e 7 de Geografia); o conteúdo das questões é pertinente ao Ensino Fundamental.

 

9. O que eu levo no dia da prova?

Caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto, borracha e um documento original com foto. Para maiores informações, leia o item 9 do edital.

 

10. As vagas deste processo seletivo são apenas para o 1º ano do Ensino Médio?

Sim. A entrada no Ensino Médio do IFSP câmpus Matão acontece apenas no 1º ano. Não há processo seletivo para entrada no 2º ou 3º ano.

 

11. O que é um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio?

Um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio é um curso de ensino médio em que, além das disciplinas da base comum (português, matemática, química, geografia etc), o aluno também deve cursar disciplinas da área técnica. A vantagem deste modelo de curso é que, ao final, além de um diploma de Ensino Médio, que permite continuar os estudos no Ensino Superior, o aluno também recebe um diploma de Técnico na área escolhida (Açúcar e Álcool ou Alimentos), que dá a ele formação profissional para já ingressar no mercado de trabalho.

 

12. Não tenho interesse na parte técnica. Posso cursar apenas o Ensino Médio regular?

Não. Como curso integrado, todas as disciplinas – regulares e técnicas – são obrigatórias para a obtenção do diploma de concluinte.

 

13. E quanto tempo dura o curso? Ele é integral?

Tanto o Curso Técnico em Açúcar e Álcool quanto o Curso Técnico em Alimentos tem duração de 3 anos (o mesmo que o Ensino Médio regular); por conta das disciplinas técnicas, a carga horária do curso é maior do que o tradicional, o que leva as aulas a acontecerem todos os dias de manhã e em duas ou três tardes na semana.

 

14. Já cursei o 1º ano do Ensino Médio em outra escola, e gostaria de estudar no IFSP. É possível?

Alunos que já cursaram o 1º ou 2º ano do Ensino Médio em outras escolas podem tentar a transferência para um dos cursos técnicos integrados do IFSP. Contudo, por conta das disciplinas da parte técnica profissionalizante, é bastante difícil que haja equivalência entre o currículo da escola de saída e o IFSP, o que impede a transferência.

Por outro lado, ao invés de tentar a equivalência dos estudos, há casos de alunos que já haviam cursado o 1º ano do Ensino Médio regular em outras instituições e, depois de prestar nosso processo seletivo, cursaram novamente (e de forma total) o 1º ano do Curso Técnico Integrado ao Médio.

 

15. O que estuda e o que faz um técnico em Açúcar e Álcool ou um técnico em Alimentos?

Nos cursos técnicos integrados, os estudos da parte técnica estão completamente ligados à prática da profissão. No curso de Açúcar e Álcool, o aluno estuda todo o ciclo de produção do açúcar e do álcool, desde o plantio da cana, passando pelas técnicas de obtenção dos diferentes tipos de açúcar e álcool, até noções de logística e venda de produtos.

No curso de Alimentos, o aluno estuda as principais formas de obtenção de alimentos, de original vegetal ou animal, os processos de fabricação, as reações químicas envolvidas, o acondicionamento e a venda.

A parte técnica dos cursos está fortemente vinculada à prática dos estudos, realizada em nossos laboratórios, o que torna nossos alunos formandos prontos para o mercado de trabalho da região. Além disso, vale lembrar que, embora as disciplinas técnicas sejam diferentes nos dois cursos, as disciplinas regulares são iguais.

 

16. Quem são os professores dos cursos?

A lista de docentes do câmpus Matão do IFSP pode ser vista neste link.

registrado em:
Fim do conteúdo da página