Página inicial > Últimas Notícias > Processo seletivo - Especialização

• Publicado: Terça, 05 de Dezembro de 2017, 11h00
  • Última atualização em Terça, 05 de Dezembro de 2017, 13h33

processo seletivo 2018

As inscrições para o para o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização, "Álcool e Açúcar: das matérias-primas à produção e análise de qualidadeestão abertas!!!

faca sua inscricao

A seguir, listamos as principais dúvidas em relação ao processo seletivo.

1. Como faço minha inscrição na prova?

As inscrições devem ser feitas unicamente através do link INSCRIÇÕES presente em nosos site. As inscrições ficarão abertas de 04 a 20 de dezembro de 2017 no link acima.

2. Qual é o dia da prova? Onde ela vai acontecer?

A prova acontece no dia 07 de janeiro de 2017 (domingo), às 9h, no Câmpus do IFSP Matão.

3. A prova tem taxa de inscrição?

Não.

4. Quantas vagas existem?

São ofertadas 40 vagas para o 1º semestre de 2018.

5. Existe algum tipo de reserva de vagas?

Sim. As vagas são divididas em:

• Ampla concorrência (reserva de 70% das vagas)

• Reserva de Vagas

• Candidato negro (reserva de 25% das vagas)

• Candidato com deficiência (reserva de 5% das vagas)

6. O Instituto Federal cobra mensalidade dos alunos?

Não. Todos os cursos são completamente gratuitos.

7. Como é a prova?

Será em duas etapas. A 1ª etapa com a avalição escrita (redação) realizada no dia 07 de janeiro de 2018 às 9h. A 2ª etapa consiste na análise curricular (o currículo com as devidas cópias das comprovações deverão ser entregues no dia 07 de janeiro durante a avaliação escrita)

8. O que devo levar no dia da prova?

O candidato deverá apresentar-se no local da prova com 30 (trinta) minutos de antecedência, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, documento de identificação oficial com foto e dos documentos relacionados para a segunda fase: currículo e a respectiva cópia da documentação comprobatória.

9. Qual o objetivo do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização, em "Álcool e Açúcar: das matérias-primas à produção e análise de qualidade", a ser oferecido neste Câmpus?

O objetivo geral é a capacitação de profissionais aptos a atuarem na cadeia de produção, comercialização e nas pesquisas com biocombustíveis, bem como consolidar a política de cursos profissionais sequenciais e de extensão tecnológica inovadora para capacitação destes recursos humanos.

10. Qual a carga horária do curso?

O curso é organizado em onze componentes curriculares e um trabalho de conclusão de curso, com carga horária de total de 440 horas.

11. Quando e onde o curso será oferecido?

O curso será oferecido no período letivo de 2018, às sextas-feiras das 19h às 23h e aos sábados das 8h às 12h, no Câmpus Matão do IFSP, localizado à Rua Stefano D'avassi, 625, Nova Cidade, Matão/SP - CEP 15.991-502.

PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE A PÁGINA DO CURSO

12. Se aprovado, quando farei a matrícula?

Os candidatos selecionados, classificados e aprovados deverão efetuar a matrícula nos dias 15 e 16 de janeiro de 2018 das 9 às 17h, na Coordenadoria de Registros Acadêmicos do IFSP Câmpus Matão, situado à Rua Stefano D'avassi, 625, Nova Cidade, Matão/SP - CEP 15.991-502.

13. Quais os documentos necessários para a matrícula?

a) Cópia do Diploma de Gràduação em nível superior, reconhecido pelo MEC, ou Atestado de Conclusão do curso de graduação em nível superior;

b) Cópia do Histórico Acadêmico consolidado do curso de graduação em nível superior;

c) Cópia de Certidão de Nascimento ou Casamento;

d) Cópia da Cédula de Identidade (RG);

e) Cópia do Cadastro de Pessoas Físicas na Receita Federal do Brasil (CPF);

f) Cópia do Título de Eleitor e comprovante das duas últimas eleições (cópias) OU Certidão de Quitação Eleitoral (obtida no Cartório Eleitoral ou no endereço eletrônico (http://www.tse.jus.br);

g) Uma foto 3X4 recente;

h) Carteira de Reservista ou comprovante de quitação com o Serviço Militar (caso se aplique);

i) Cópia do Currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes (quando necessário);

j) Se estrangeiro, o candidato deverá apresentar cópia do diploma de graduação, devidamente autenticado, com visto consular brasileiro e tradução feita por tradutor público, juramentado no Brasil, bem como, passaporte válido com visto de entrada no Brasil, se cabível.

14. Quem são os professores dos cursos?

A lista de docentes do câmpus Matão do IFSP pode ser vista neste link.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES, ACESSE O EDITAL.

Edital 872/2016