Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ato de Abertura e Aula Magna do Curso "Agricultora Familiar de Base Agroecológica"
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ato de Abertura e Aula Magna do Curso "Agricultora Familiar de Base Agroecológica"

  • Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2017, 12h38
  • Última atualização em Quarta, 22 de Novembro de 2017, 15h45

No dia 21 de agosto de 2017 foi realizado nas tendas do IFSP Campus Matão o Ato de Abertura do Curso "Agricultora Familiar de Base Agroecológica". Esse Curso integra um conjunto de atividades do Núcleo de Estudos em Agroecologia NEA/CNPQ e da PRX. Está sendo realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Araraquara, SP e com o Mandato da Deputada Estadual Marcia Lia, que tiveram presentes nesse abertura, fazendo desse momento uma atividade especial para a Agricultura Familiar, a Agroecologia e o Feminismo.

 Também estiveram presentes o Diretor do Campus Matão Christian Tosta, os Professores e Pesquisadores do NEA/CNPQ Alecio Rodrigues, Felipe Batistella, Renata Filipak e Ana Maria Baccarin Xisto Paes, a Professora Coordenadora do NEA/CNPQ Alexandra Filipak e a agricultora representantes da OMAQUESP Tânia Baldão. Além de estudantes do ensino médio e superior do IFSP e docentes, também participaram da atividade as mulheres rurais dos assentamentos Bela Vista (Araraquara), Monte Alegre (Matão) e Córrego Rico (Jaboticabal).

A Aula Magna foi proferida pela Professora e Pesquisadora Drª. Sany Spínola Aleixo cujo tema foi: "O papel da mulher na agricultura familiar e na agroecologia".

O Curso que acontecerá durante todo o segundo semestre de 2017, pretende construir, a partir dos princípios da Educação do Campo, com o grupo de mulheres agricultoras, a capacitação para a produção agroecológica e para o acesso às políticas públicas. Temas como o Trabalho da Mulher Agricultora, Feminismo e Economia também serão tratados.
Essas mulheres já estão produzindo e comercializando seus produtos agroecológicos. Com esse trabalho poderão qualificar sua atividade produtiva e alcançar sua autonomia econômica.

 Créditos das imagens: Renata Filipak

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página