Página inicial > Últimas Notícias > Professora do IFSP Matão será expositora em programação especial do Mês da Mulher em Araraquara

• Publicado: Terça, 13 de Março de 2018, 16h19
  • Última atualização em Terça, 13 de Março de 2018, 17h51

A professora de artes do IFSP Matão, Profa. M.a Christiane Tragante, participará no próximo dia 14 de março, às 19h, da exposição “Ativismo nas Artes Visuais” realizada na Casa da Cultura de Araraquara com seu mais recente trabalho “Vamos a la Playa”.

Março é o mês das mulheres, por isso, a Prefeitura de Araraquara – por meio da Coordenadoria Executiva de Políticas Públicas para Mulheres, ligada à Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular, e diversas outras secretarias – realiza uma ampla programação, com atividades gratuitas e variadas que se estendem por todo o mês.

Com o tema “Agora é o momento: Mulheres que transformam”, a programação de março traz exposições, projetos, palestras, serviços, atividades de lazer – entre outros – a fim de contemplar uma variedade de pessoas, tendo o foco no universo feminino. A temática é uma referência ao tema escolhido pela ONU Mulheres: “o tempo é agora: ativistas rurais e urbanas transformam a vida das mulheres”, lema de uma campanha que correrá o mundo durante o mês de março e busca incentivar o ativismo entre as mulheres.

Em sua análise, a Profa. Dra. Carla Scapini, comenta que a exposição “Vamos a la Playa” é um convite para nos despirmos das convenções culturais e mergulharmos na visão de um universo feminino livre, à vontade no simples ato de existir. Chris Tragante representa, em suas aquarelas, mulheres que vivenciam a plenitude do corpo, em gestos e expressões que se delineiam de maneira espontânea em comunhão com o espaço que ocupam e compartilham. Corpo, mente, ambiente fundem-se, assim, recriando uma existência nostálgica, completa em si mesma, que permite experimentarmos o instante de um universo possível a partir do olhar delicado de uma artista capaz de exprimir os desejos primevos de muitas de nós.

Christiane Tragante é artista e professora de arte no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do IFSP Matão. Formou-se em Artes Plásticas há um tantinho de anos, fez mestrado em Antropologia e hoje é estudante de doutorado em Educação. Estuda arte e infância e acha que existe em todo mundo uns átomos de infantilidade e de feminilidade. Sempre gostou muito de ilustrações e de aquarela, mas não sabia que sabia faze-las. Até que os (des)caminhos da vida fizeram-na dar de cara com esse universo leve, engraçado e adocicado. Daí pra frente, vocês já imaginam. Ou, se não imaginam, estejam convidados para dar espaços para seus próprios átomos...