Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de Extensão "Musicalidades Negras: Elos da Diáspora nas Américas"
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto de Extensão "Musicalidades Negras: Elos da Diáspora nas Américas"

  • Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2018, 10h44
  • Última atualização em Terça, 23 de Outubro de 2018, 18h08

 

MUSICALIDADES PEQ

O Projeto de Extensão “Musicalidades Negras: Elos da Diáspora nas Américas” é parte integrante do Programa NEABI em Ação 2018. Propõe pensar música como linguagem inerente à visão de mundo negro-africana. O projeto discutirá a produção de conhecimento contemporâneo através das musicalidades negras afrobrasileiras, afrolatinas e afro-americanas. Para isso, realizará atividades como oficinas, aulas, rodas de conversa, palestras, minicursos e vivências contemplando sonoridades e discursos-poéticos negro-africanos. Tem como coordenadoras as professoras Dra. Valquíria Pereira Tenório (IFSP Matão) e Dra. Elisângela de Jesus Santos (CEFET-RJ) e bolsistas selecionadas, as discentes Adriele Roberta José (Licenciatura em Química) e Maria Clara Georgette (Ensino Médio Integrado ao Técnico em Açúcar e Álcool).

 O Projeto é relevante para a formação docente no atendimento das leis 10.639/03 e 11.645/08 que instituíram a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena no sistema de ensino brasileiro.

 

Objetivo Geral: oferecer ao público inscrito no Projeto ferramentas para conhecer ou aprimorar os saberes e fazeres afrodiaspóricos sob os prismas da musicalidade e sonoridade negras mundiais entendendo-as como parte das cosmologias de matrizes étnico-linguísticas (bantu, yorubá, entre outras) na Diáspora Africana.

 

Objetivos Específicos:

* vivenciar as formas de ancestralidade inscritas na música e sonoridades provindas do legado negro-africano;

* contribuir para a criação, produção, promoção, desenvolvimento e difusão das práticas e saberes afrodiaspóricos como saberes contemporâneos sob prima das relações étnico-raciais;

* contribuir para o incremento de práticas metodológicas e educativas sob amparo da Lei 10.639/2003 e 11.645/2008 no Brasil enquanto política pública em nível de ensino regular e tecnológico na rede pública federal.

 

Informações adicionais:

As diversas atividades, conduzidas por servidores do IFSP e profissionais convidados, trarão diferentes perspectivas para a compreensão das musicalidades negras contemporâneas.

A viabilidade de participação nas atividades tanto em Matão quanto em Araraquara é de inteira responsabilidade dos participantes.

O Projeto acontece entre os dias 06 de novembro e 05 de dezembro de 2018. A maioria das atividades acontecerá às terças e quartas a partir das 19h e em alguns sábados no período da manhã. Haverá atividades no período da tarde e no Sesc Araraquara que terão público ampliado (ver cronograma com a programação completa Parte 1 e Parte 2 ).

A certificação ocorrerá com o cumprimento de 75% de frequência nas atividades e com a entrega de relato da experiência ao final do Projeto.

 

Para maiores informações: musicalidadesnegras@gmail.com

 

   PARA SE INSCREVER NO PROJETO CLIQUE AQUI

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página