Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do IFSP ganham medalhas em Olimpíada Internacional de Matemática

Estudantes do IFSP ganham medalhas em Olimpíada Internacional de Matemática

• Publicado: Terça, 30 de Outubro de 2018, 16h01
  • Última atualização em Terça, 30 de Outubro de 2018, 16h01

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFSP) Câmpus Matão teve 3 representantes nas finais da I Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF). A OMIF, competição internacional voltada para alunos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio das instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica Brasileira e para alunos de escolas do exterior do Ensino Técnico de nível médio compatível, foi realizada na cidade mineira de Muzambinho entre os dias 19 e 21 de outubro.

A equipe do IFSP Matão, liderada pelo Professor Mestre Beethoven Adriano de Souza, fez bonito e trouxe uma medalha de bronze com o estudante Fernando Henrique Rincão e duas medalhas de participação com os estudantes Vítor Hugo Ferreira e Jaílson Pavin. "Eu acredito que a prova teve a função de mostrar principalmente onde eu posso melhorar (...) além disso, esse evento acaba gerando vários laços, tanto com a instituição ‘Instituto Federal’, quanto com os alunos de outros estados que eu não conhecia", comentou Fernando Henrique Rincão do 3º ano do curso Técnico em Açúcar e Álcool, medalhista de bronze na OMIF.

A competição aconteceu em duas etapas. A primeira em nível local e a segunda internacional, nesta edição tendo sede na cidade de Muzambinho/MG. Durante a realização da segunda etapa, além da prova, os estudantes participaram de palestras, oficinas, mostras de jogos e minicursos. "É uma oportunidade única que o IFSP nos dá de viajar, (...) conhecer gente do Brasil inteiro, sotaques diferentes, culturas diferentes (...) debatendo sobre aquela prova e aprender", ressaltou Vitor Hugo Ferreira do 2º ano do curso Técnico em Açúcar e Álcool.

Ao todo, 150 unidades de todo o Brasil participaram da competição, sendo todos os estados da União representados, exceto o Acre. Foram 12.300 estudantes participantes da primeira fase e 347 convidados para a prova da segunda fase."Este evento é muito importante pois, além de estimular o estudo da Matemática, possibilita aos nossos alunos terem contato direto com pessoas e culturas de todas as regiões do Brasil, o nosso campus tem o privilégio de ter uma equipe de professores mestres e doutores em Matemática muito unida e comprometida com a formação integral de nossos alunos" enalteceu o Prof. Me. Beethoven Adriano de Souza.

No total, o IFSP levou 12 medalhas nessa olimpíada, entre ouros, pratas e bronze, reiterando o objetivo desta olimpíada em estimular o interesse pela Matemática, suprir déficits no aprendizado do ensino fundamental, melhorar o desempenho dos alunos na escola e promover a interação de culturas diversas, aproximando alunos de países diferentes com um propósito comum: aprender a gostar da Matemática. "Foi uma experiência enorme porque eu pensei no meu futuro, não agora." finaliza Jailson Pavin, 1º ano do curso Técnico em Alimentos.

omat

Foto da esquerda para a direita, em pé: Prof. Me. Fabio Henrique Lepri Boschesi, Prof. Me. Beethoven Adriano de Souza, Prof. Dr. Guilherme Andolfatto Libanori, Profa. Dra. Amanda Ferreira de Lima, Profa. Dra. Ana Paula Mazzini Lima e Prof. Me Laurindo Daniel Silva da Rocha. Agachados: os alunos Fernando Henrique Rincão, Jailson Pavin e Vitor Hugo Ferreira.