Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Segunda Bolsa FAPESP do IFSP Matão
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Segunda Bolsa FAPESP do IFSP Matão

  • Publicado: Quinta, 07 de Fevereiro de 2019, 12h02
  • Última atualização em Quinta, 07 de Fevereiro de 2019, 12h02

O IFSP Matão comemora a aprovação de seu segundo Bolsista FAPESP, o aluno Iury Neubhaher, do curso de Licenciatura em Química Diurno (5º semestre).
O projeto aprovado recebe orientação do Prof. Dr. Filipe Camargo Dalmatti Alves Lima, intitulado “Estudo Computacional das Propriedades Eletrônicas e Estruturais de Quinonas”.
As “Quinonas” são um grupo de substâncias orgânicas derivadas de anéis aromáticos, onde recentemente a literatura reportou que podem ser obtidas por meio de experimentos e reações eletroquímicas em grafeno. Nestas condições, pouco se sabe sobre a formação destes compostos, suas formas e propriedades eletrônicas.
No projeto as quinonas serão investigadas por meio de simulações computacionais com a utilização da teoria do funcional da densidade no esquema de Kohn-Sham, investigando teoricamente o potencial de ionização e as propriedades vibracionais das mesmas.
Espera-se que os resultados obtidos corroborem no entendimento da formação destas moléculas, e também, na diferenciação de suas formas por meios das simulações de espectroscopia. Este estudo pode possuir um grande impacto e aplicação no desenvolvimento de novos dispositivos eletrônicos orgânicos.
Lembramos também que o Prof. Filipe emplacou a orientação da 1ª Bolsista Fapesp de nosso campus, a aluna Luana Cristina Italiano Faria, do curso de Licenciatura em Química, conforme noticiado em fevereiro de 2018. Para relembrar essa notícia, acesse o link.

fapesp 2

Na foto, Yuri e Luana junto ao seu orientador, prof. Filipe.

registrado em:
Fim do conteúdo da página