Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > I Pedalada da Sustentabilidade
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

I Pedalada da Sustentabilidade

  • Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2019, 15h29
  • Última atualização em Sexta, 07 de Junho de 2019, 15h30

IFSP Matão convida para I Pedalada da Sustentabilidade


O Ciclismo é uma proposta saudável e mundial de mobilidade que ganha adeptos todos os dias e pode se transformar definitivamente como um dos principais esportes praticados em Matão. “O fato de que o esporte proporciona liberdade tem um apelo muito forte. As pessoas vão até lugares bonitos, param para tomar um café e depois voltam, também observamos a rede de amizades e o diálogo proporcionado aos participantes enquanto estão fazendo a atividade.” Comenta o Diretor-Geral do IFSP Matão, o professor Christiann Davis Tosta.

O passeio de bike em ambiente natural é uma ótima forma de se integrar à natureza e ao mesmo tempo percorrer grandes distâncias somente com a energia do seu corpo. E, justamente em um desses passeios, o grupo de bike do IFSP observou a grande quantidade de lixo urbano espalhado pela zona rural próxima e, principalmente, nas cachoeiras presentes no entorno da cidade.

Esse fato impulsionou a ideia da I Pedalada da Sustentabilidade do IFSP Matão. “Pensamos o quanto seria bacana organizar um mutirão para recolher todo o lixo da cachoeira que visitamos, e como seria interessante se esse mutirão fosse aliado à prática do pedal”, indicou o professor.
Assim, o convite para participação no evento está aberto a todos, agendando a atividade para o próximo dia 15 de junho, com saída prevista às 7h15 da entrada do IFSP Matão. O destino seria o trajeto da Cachoeira/Corredeira da Pinguela no Assentamento Monte Alegre. O total de ida e volta é de 34km. A programação prevê uma primeira parada em Silvânia para hidratação e orientações, uma segunda pausa na “Padoka” para novo descanso, e finalmente a chegada na cachoeira com a limpeza do local e retorno.

Segundo o professor Christiann, “Por experiências anteriores, estimamos cerca de 1h30 de pedal para chegar ao local, vinte minutos de descanso mais o tempo de limpeza do local e mais o tempo do retorno. A previsão é que a atividade dure em torno de quatro horas e o retorno ao campus aconteça por volta das 11h30.”

Além da atividade esportiva e ambiental já citada, o evento também prevê orientações dos profissionais do IFSP aos participantes sobre preservação ambiental, reciclagem e importância das atividades físicas. Ao final, a ação ainda encaminhará a triagem do material, pesagem e destinação da coleta à COOPERASOLMAT.

 

Pedalada da sustentabilidade - IFSP Matão
Saída: IFSP campus Matão, 7:15h data: 15/06/2019

Destino 1 : Cachoeira/Corredeira da Pinguela no Assentamento Monte Alegre (No google maps, consta como cachoeira3);
Distância: 34km (~17 km ida + 17 km volta)
Parada 1 – Silvânia: posto de água e orientação;
Parada 2 – Padoka: parada para descanso, água
Chegada – Cachoeira: limpeza do local
Retorno - Estima-se cerca de 1:30h pedalando, 20min de descanso para ir, mais tempo de limpeza do local e retorno (tempo total estimado de 4h, chegada de volta ao campus às 11:30h)

 pedal2

registrado em:
Fim do conteúdo da página