Página inicial > Últimas Notícias > Seleção de discentes para projeto de pesquisa com empresa parceira

Seleção de discentes para projeto de pesquisa com empresa parceira

• Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2019, 12h02
  • Última atualização em Quarta, 07 de Agosto de 2019, 18h36

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de discentes para participar de Projetos de Pesquisa com Empresas Parceiras aprovados nos Editais de Inovação, 120/2019 e 279/2019 do IFSP.

Para informações detalhadas, acesse aqui o conteúdo completo do Edital 592/2019.

Projetos e vagas disponíveis:

Nome do Projeto Requisitos Específicos Servidor Responsável Vagas/Duração do projeto
Inoculação de microrganismos no processo fermentativo e padronização de qualidade de polvilho azedo

O/A participante do projeto deverá ser discente dos seguintes cursos do IFSP Matão: Licenciatura em Química, Tecnologia em Alimentos ou Engenharia de Alimentos; ter 20 horas semanais de disponibilidade para dedicação ao projeto, distribuídas nos períodos matutino, vespertino e/ou noturno; apresentar interesse pelo tema proposto e estar disposto a pesquisá-lo; ter bom relacionamento interpessoal, criatividade, disciplina, cooperação, organização, disposição e iniciativa. O aluno será orientado pelo professor responsável pelo projeto sobre controle de qualidade, umidade, fermentação, expansão, análise sensorial e estatística; Haverá encontros semanais ou quinzenais, conforme a necessidade, com o professor orientador para acompanhamento e avaliação das atividades, bem como para a própria autoavaliação. O aluno elaborará relatórios parcial e final sobre as atividades feitas e com os resultados alcançados.

Prof. Dr. Christiann Davis Tosta 01 vaga - dedicação de 20 horas semanais, com possibilidade de bolsa (R$500,00) durante 10 meses

Desenvolvimento e validação de método para determinação de hesperidina em casa de laranja

Os/As participantes do projeto deverão ser discentes dos cursos superiores do IFSP Matão e que tenham cursado ou estejam cursando alguma das seguintes disciplinas: Química Analítica Quantitativa (Licenciatura em Química), Química Instrumental (Tecnologia em Biocombustíveis) ou Química Analítica (Engenharia de Alimentos ou Engenharia de Energias Renováveis); ter 20 horas semanais de disponibilidade para dedicação ao projeto, distribuídas nos períodos matutino e vespertino; disponibilidade para as atividades práticas no laboratório todas segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras; apresentar interesse pelo tema proposto; ter bom desempenho acadêmico (IRA), ter bom relacionamento interpessoal, criatividade, disciplina, cooperação, organização pessoal e no laboratório, disposição e iniciativa. O aluno será orientado pela professora responsável pelo projeto sobre preparo de amostra para análises cromatográficas, cromatografia líquida de alta eficiência e validação de método de análises. O aluno elaborará relatórios parcial e final sobre as atividades do projeto e resultados alcançados.

Profa. Dra. Carolina Lourencetti

02 vagas - dedicação de 20 horas semanais, com possibilidade de bolsa (R$400,00) durante 06 meses