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Você conhece a Ouvidoria?

  • Publicado: Segunda, 11 de Novembro de 2019, 14h59
  • Última atualização em Segunda, 11 de Novembro de 2019, 14h59

Os cidadãos e a administração pública enfrentam, cotidianamente, situações concretas e pontuais, tais como: a falta de um agente mediador na resolução de conflitos entre os órgãos públicos e a população, processos excessivamente burocratizados, demandas da sociedade sem resposta e a falta de transparência na gestão pública. Reconhecer a necessidade de tratar essas questões e buscar reduzir os vácuos de diálogos é importante, pois contribui para que as atividades e prioridades da Ouvidoria sejam definidas de modo mais objetivo.
Assim, a Ouvidoria é um canal para você apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. No serviço público, a ouvidoria é uma espécie de “ponte” entre você e a Administração Pública (que são os órgãos, entidades e agentes públicos que trabalham nos diversos setores do governo federal, estadual e municipal). Todos os cidadãos e cidadãs podem recorrer, de forma democrática, à Ouvidoria, como canal para manifestar seus anseios para: denúncias, reclamações, solicitações, elogios, sugestões ou informações. Não há obrigatoriedade de identificação, mas é ela que assegura a resposta ao manifestante.

Ouvidoria do IFSP
Lembramos que a Ouvidoria do IFSP não delibera sobre revisão de instrumentos avaliativos e ou sobre o desenvolvimento de disciplinas.
Os cidadãos, sejam internos ou externos ao IFSP podem recorrer à Ouvidoria quando não tiverem resposta ou solução satisfatória junto a Reitoria ou Câmpus, em relação a outras demandas, sentirem-se mal-atendidos ou deixarem de ter seus direitos garantidos. Nesse caso, devem ser encaminhados pelo e-Ouv o relato de todos os procedimentos realizados, anexando inclusive documentos relacionados.

Para manifestações à ouvidoria do IFSP é necessário acessar o portal Fala.BR e nomear como órgão o IFSP Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

O portal divide as manifestações por tipos:

Denúncia: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo
Reclamação: demonstração de insatisfação relativa a serviço público
Solicitação: requerimento de adoção de providência por parte da Administração
Sugestão: contribuição para a melhoria na prestação do serviço público.
Elogio: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido
Simplifique!: propor as melhorias de procedimentos que julgar necessárias e denúnciar o descumprimento do Decreto 9094

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