Página inicial > Últimas Notícias > Suspensão do calendário acadêmico

Suspensão do calendário acadêmico

• Publicado: Sexta, 20 de Março de 2020, 11h49
  • Última atualização em Sexta, 20 de Março de 2020, 11h49

A direção-Geral do IFSP Matão, através do Comunicado 03/2020, considerando recomendações da Reitoria do IFSP e também deliberação de reunião entre Colegiados de Curso, Núcleos Docentes Estruturantes e Comissões de Estruturação e Implementação de Curso, informa a suspensação do calendário acadêmico por tempo indeterminado e a posterior reposição de aulas presenciais prezando pela oferta de educação de qualidade. A decisão se baseou em três pontos:

1. As condições que o IFSP-Matão tem para oferecer Educação a Distância (EaD) não são as ideais, pois é necessário considerar:
- preparação dos professores para o uso pedagógico das tecnologias digitais disponíveis
- tempo requerido para o preparo de materiais e para o atendimento aos alunos
- situação dos servidores em quarentena em suas residências
- carga horária de prática em várias disciplinas, que deve ser presencial
- avaliações, que devem ser presenciais

2. Condições que os alunos têm para acompanhar um curso EaD não são as ideais, pois é necessário considerar:
- preparação dos alunos para o uso pedagógico das tecnologias digitais disponíveis
- situação dos discentes em quarentena em casa
- ausência de infraestrutura por parte dos alunos: computadores, internet com banda larga, acesso à biblioteca, ambiente adequado para estudos verificados por levantamento junto a discentes

3. Calendários acadêmicos divergentes entre Ensino Superior e Técnico Integrado ao Ensino Médio

Durante o período de suspensão das aulas, recomenda-se que sejam desenvolvidas atividades de apoio ao ensino por meio de tecnologias digitais, mas essas não substituem e nem desobrigam o cumprimento integral da carga horária e dias letivos presenciais dos cursos, posteriormente.
A gestão do câmpus continuará acompanhando as orientações técnicas divulgadas e, sempre que necessário, reunirá as instâncias para novas deliberações.

Leia o Comunicado IFSP/DRG/MTO n° 03/20 na íntegra clicando aqui.