Página inicial > Últimas Notícias > Seleção de Bolsista de Extensão "Clube de Leitura Ubuntu"

Seleção de Bolsista de Extensão "Clube de Leitura Ubuntu"

• Publicado: Terça, 14 de Julho de 2020, 21h53
  • Última atualização em Quarta, 05 de Agosto de 2020, 16h25

PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO

Consulte AQUI o aluno selecionado para o projeto, após as entrevistas

Período do Projeto: 10/08/2020 a 10/02/2021 - 6 meses

Projeto: Clube de Leitura Ubuntu - Acesse o Edital completo clicando aqui

O Projeto está vinculado ao Programa Institucional de Ensino, Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos, Relações Étnico-raciais e Gênero.O Clube de Leitura Ubuntu surgiu com o intuito de promover o prazer pela leitura e, principalmente, promover o conhecimento e leitura de literatura negra no município de Matão. A proposta busca, por meio da literatura, discutir questões sociais, tendo em vista que privilegiamos autores e autoras negros, trazendo a pauta étnico-racial tanto para o público alvo do projeto, alunos e servidores do Instituto Federal de São Paulo, campus Matão, como também para membros da comunidade interessados em participar, além de crianças e jovens de projetos sociais da cidade que serão atendidos pelo projeto. O projeto está pautado em três frentes: roda de conversa sobre os livros indicados, contação de histórias e palestras sobre vida e obra de autores negros, há também a intenção de se estabelecer um pequeno acervo de literatura negra a partir da doação de livros vindos da comunidade e/ou adquiridos pela equipe do projeto. Assim, o Clube de Leitura Ubuntu vai além da formação dos estudantes, o projeto visa estimular, difundir conhecimentos para diversos públicos, já que os participantes e equipe de execução do projeto atuarão como responsáveis pela contação de histórias retiradas de livros de literatura infantil negra para crianças e palestras para jovens de projetos sociais da cidade. Com isso, pretendemos envolver a comunidade estudantil e municipal no ato de ler, democratizar a leitura, combater o racismo e incentivar a formação de leitores. O projeto terá duração de seis meses. Sua relevância se constitui na medida em que ele procura atuar no combate ao racismo, se torna uma atividade extracurricular de aprendizado e também visa desenvolver uma ação junto à comunidade, possibilitando o compartilhamento do conhecimento adquirido por meio das leituras e discussões.

Pré Requisitos para participar do processo seletivo:

1) Estar matriculado(a) nos cursos de graduação ou Ensino Médio no IFSP Campus Matão;

2) Gostar de ler e escrever;

3) Desejável que já tenha participado de alguma atividade do Clube;

4) Desejável experiência na produção e elaboração de material de divulgação de eventos;

5) Ter conhecimentos de informática e familiaridade com as redes sociais;

6) Ter disponibilidade em atuar no projeto de forma virtual;

7) Ter disponibilidade de atuar no desenvolvimento e acompanhamento das atividades do projeto;

8) Elaborar e entregar mensalmente relatórios das atividades realizadas no projeto.

9) Preencher o formulário online.

10) Participar de entrevista de forma remota, que será conduzida e previamente agendada pela Coordenadora do Projeto Profª Valquíria Tenório, através de plataforma que possibilite o fácil acesso das partes.