Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI)
Início do conteúdo da página

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI)

Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2024, 15h59 | Última atualização em Sexta, 29 de Novembro de 2024, 16h05 | Acessos: 27

NEABI escrito em vermelho. Abaixo, em preto e tamanho menor, texto "núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas"O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI é composto por servidores e estudantes do IFSP e tem por objetivo a promoção de estudos e ações sobre a temática das relações étnico-raciais na instituição educacional, fundamentadas nas Leis Nº 10.639/2003 e 11.645/2008, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas.

O Núcleo foi criado para que as questões étnico-raciais, como o racismo e a xenofobia, não fiquem à margem e sejam tratadas com a devida seriedade nas ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito do Instituto Federal de São Paulo, ou que estejam a ele vinculadas. Isso significa zelar pelo fiel e adequado cumprimento da legislação, promovendo e ampliando as ações inclusivas e o debate acerca do racismo em nosso país.

Além de incentivar e ampliar ações que já existem, o NEABI, com a participação  da comunidade escolar, busca novas propostas, novos caminhos de inserção efetiva do indígena e do afro-brasileiro em todas as esferas da sociedade, das quais foram e ainda são excluídos, em função de valores culturais e práticas institucionais discriminatórias e sectaristas.

Em sua carta de apresentação, o NEABI traz o compromisso do IFSP de reconhecer que o racismo e a discriminação ainda são práticas recorrentes. Portanto é necessário que as questões sejam postas em discussão, refletidas em todos os âmbitos do IFSP a fim de promovermos educação para as relações étnico-raciais que visa igualdade de direitos e condições de acesso e permanência por meio da valorização da diversidade e respeito mútuo.

Regulado pela Portaria Nº 2.587, de 28 de julho de 2015, o NEABI foi lançado oficialmente em 20 de agosto de 2015, em cerimônia no auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo. A portaria contém o Regimento do NEABI.


Contato

Escreva para o NEABI: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


NEABI nas redes sociais

Facebook: https://www.facebook.com/neabiifsp/

Instagram: https://www.instagram.com/neabi_ifsp/

Youtube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLnkQm4Mo5F5JtSwFeDpNPEJy2CNvi_gMh


Representação no campus Matão

A representante do campus Matão no NEABI é a professora Valquíria Pereira Tenório, graduada em Ciências Sociais pela UNESP, Mestre em Sociologia pela UNESP e Doutora em Sociologia pela UFSCAR. A docente coordena ações de Extensão relacionadas à temática étnico-racial, tais como o Clube de Leitura Ubuntu, a Semana da Diversidade e o Mês da Consciência Negra. Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Documentação do NEABI

Abaixo, clique nas abas para acessar a documentação disponível sobre o NEABI.

Fim do conteúdo da página