Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sobre o Câmpus
Início do conteúdo da página

Sobre o Câmpus

Publicado: Terça, 15 de Agosto de 2017, 09h56 | Última atualização em Sexta, 29 de Novembro de 2024, 09h04 | Acessos: 74

 

Em dezembro de 2009, através da Portaria n° 29, foi autorizado o funcionamento do Núcleo Avançado de Matão, vinculado ao Câmpus Sertãozinho. A aula inaugural se daria alguns meses depois, no dia 12 de agosto de 2010, em prédio provisório cedido pela Prefeitura Municipal de Matão. Já em 23 de abril de 2013, a Resolução Ministerial nº 330 autorizou a emancipação organizacional do Câmpus Matão que, dessa maneira, passou a operar de modo independente.


Resultado dos esforços da Prefeitura de Matão, do IFSP, do Ministério da Educação (MEC) e da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel do Ministério de Ciência e Tecnologia (RBTB-MCT), que, conhecedores das necessidades da região, cujas principais atividades econômicas são a indústria sucroalcooleira, de alimentos e implementos agrícolas, o Câmpus Matão foi criado para oferecer, inicialmente, cursos tecnológicos nas áreas de Biocombustíveis e Alimentos. Posteriormente, como forma de atender à demanda crescente por qualificação, o câmpus passou a ofertar, também, o curso de Formação Pedagógica de Docentes da Educação Profissional em Nível Superior e, ainda, o curso de pós-graduação lato sensu “Álcool e Açúcar: das matérias-primas à produção e análise da qualidade”. É importante ressaltar, que desde 2012 o câmpus oferece cursos de capacitação e qualificação profissional de curta duração por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).


No ano de 2014, com a conclusão das obras de sua sede própria numa área construída prevista de 5.208,58m² em um terreno de 44.103,60m², o Câmpus Matão passou a operar com cinco blocos de edifícios interligados: Bloco Educacional, com 24 salas de aulas; Bloco de Laboratórios com equipamentos de última geração; Bloco de convívio com espaço para lanches e atividades; Bloco de apoio operacional; e o Bloco administrativo.


Atualmente a unidade conta com um ponto de ônibus em frente à sua portaria, pelo qual circula a Linha Vermelha de transporte urbano. A expansão do câmpus ainda prevê a construção de mais dois blocos de laboratórios, a construção de novo auditório, nova biblioteca, não obstante a construção de um complexo poliesportivo.


No que diz respeito ao seu quadro de servidores, o Câmpus Matão conta com um quadro de docentes altamente especializado, desses 56% são doutores e 40% de mestres. Em relação aos técnicos administrativos da unidade, mais de 95% já completaram o nível superior.


≡ Organograma

Clique no link acima para acessar o organograma do campus Matão, que detalha a organização das coordenadorias e direções do campus. [link externo]

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página