Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Programa de Residência Pedagógica
Início do conteúdo da página

Programa de Residência Pedagógica

Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2024, 10h27 | Última atualização em Sexta, 29 de Novembro de 2024, 10h27 | Acessos: 128

O Programa

O Programa de Residência Pedagógica integra a Política Nacional de Formação de Professores e visa induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de Licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir do terceiro período de seu curso.

A ação contempla planejamento de atividades e de aulas, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) compõem a Política Nacional, tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, saberes que lhes permitam realizar um ensino efetivo nas escolas de educação básica.

Objetivos*

  1. Aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias;
  2. Induzir a reformulação da formação prática nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da residência pedagógica;
  3. Fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre a IES e a escola, promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o egresso da licenciatura e estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores;
  4. Promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores da educação básica às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Como funciona*

  • As IES serão selecionadas por meio de Edital público nacional para apresentarem projetos institucionais de residência pedagógica.
  • O Programa será desenvolvido em regime de colaboração com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Assim, as Intuições de Ensino Superior participantes deverão organizar seus projetos Institucionais em estreita articulação com a proposta pedagógica das redes de ensino que receberão os seus licenciandos.
  • O regime de colaboração será efetivado por meio da formalização de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre o Governo Federal, por meio da Capes e o os estados, por intermédio das secretarias de educação de estado ou órgão equivalente. A participação do governo municipal se efetivará por meio de Termo de Adesão ao ACT, firmado por suas secretarias de educação.

O Programa no Campus Matão

O curso de Licenciatura do campus Matão vêm atuando nesse programa desde sua primeira edição, em 2018. Por esse Programa passaram mais de 20 estudantes e atendemos cerca de 1600 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas estaduais. 

Inscrições

As pessoas interessadas deverão se atentar às condições do Edital de Fluxo Contínuo que tem prazo de inscrições abrangente até 05 de março de 2024.

As inscrições deverão ser enviadas eletronicamente via email para a Coordenação do Projeto local.

Coordenação: Prof.a Dr.a Juliana Barretto de Toledo

ContatoO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Documentos Correlatos

Edital 590/2022 - disposições sobre a seleção

Edital 143/2023 - retificação do prazo de inscrições até 05 de março de 2024

 

Para conhecer um pouco mais do Programa no Câmpus Matão, acesse o documento abaixo.

Apresentação Programa Residência Pedagógica (clique aqui)

*Texto Retirado de: Portal CAPES. Disponível em <https://capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica>. Acesso em 30 jun. 2020.

Fim do conteúdo da página