Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Afrobaobá

Publicado: Terça, 07 de Outubro de 2025, 16h05 | Última atualização em Segunda, 27 de Outubro de 2025, 09h03 | Acessos: 83

 

Afrobaobá:Saberes que brotam entre Cultura e Meio Ambiente

PROJETO “Afrobaobá: Saberes que Brotam entre Cultura e Meio Ambiente”
Edital Pró Reitoria de Extensão Nº 22 /2025- Programa Institucional de Cultura, Tecnologia e Sociedade do ifsp 2025, implementação das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08, educação da história e cultura africana, afrobrasileira e indígena implementação da lei 9.795/99 Plano Nacional de Educação Ambiental contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):
ODS 4 – Educação de Qualidade: ao promover práticas educativas plurais, interdisciplinares e culturalmente contextualizadas;
ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis: ao incentivar o plantio simbólico e consciente de árvores em espaços públicos e escolares;
ODS 15 – Vida Terrestre: ao valorizar a conservação de espécies botânicas ligadas a saberes tradicionais e à diversidade biocultura.

O projeto de extensão “Afrobaobá: Saberes que Brotam entre Cultura e Meio Ambiente” visa a disseminar conhecimentos sobre o Baobá em suas dimensões cultural, histórica e ecológica. O objetivo principal é compartilhar saberes com a comunidade, destinar mudas existentes para fins educativos e elaborar uma cartilha informativa sobre o plantio. Serão realizadas ações de divulgação, parcerias para destinação de mudas, criação e disseminação da cartilha sobre o plantio. O público-alvo inclui a comunidade do IFSP, escolas, ONGs e o público em geral.

A justificativa para executar o projeto “Afrobaobá: Saberes que Brotam entre Cultura e Meio Ambiente” reside na continuidade e expansão de iniciativas anteriores bem-sucedidas do IFSP Matão relacionadas ao Baobá, como o projeto "Baobá: raízes ancestrais, cultura e ciência no IFSP Matão". Essa continuidade demonstra um interesse institucional preexistente e um acúmulo de conhecimento sobre a árvore.

A presença do Baobá no Brasil estabelece uma conexão com a ancestralidade africana e a resistência cultural, tornando o conhecimento sobre essa árvore relevante para a implementação das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08, que tratam do ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, também a lei 9.795/99 que instituiu o Plano Nacional de Educação Ambiental.

Além disso, há um interesse significativo na comunidade externa em relação ao Baobá. O projeto se propõe a socializar o conhecimento já adquirido e a destinar de forma educativa as mudas existentes no IFSP Matão, produzidas no projeto anterior. Essa ação responde a uma demanda por informação e por meios de produzir mudas e cultivar o Baobá de forma correta.

A proposta se alinha diretamente com as diretrizes do Edital nº 22/2025, que fomenta projetos de extensão na área temática Cultura, com foco na articulação com ensino, pesquisa e inovação, no atendimento à comunidade externa e na articulação com políticas públicas. Ao compartilhar informações, fornecer mudas para plantio em espaços públicos e comunitários e criar uma cartilha de cuidados relativos à espécie, o projeto atende a esses critérios, promovendo o acesso ao conhecimento e a valorização do patrimônio natural e cultural. A elaboração da cartilha também visa a assegurar o sucesso do cultivo das mudas e o engajamento contínuo da comunidade na preservação da espécie.
Servidora responsável: Profa. Valquíria Pereira Tenório 

Equipe: Prof. Antônio Marcos Martins, Profa.  Eliziane Carla Scariot, Prof. Felipe Batistella Filho, Prof. Mauro Prato.  Bolsistas: JULIA ADRIELLI GARDINI DA SILVA e SOPHIA GABRIELLE ALVES DA SILVA
 Voluntária - Ana Beatriz Dias da Silva (Licenciatura em Química

Eventos:

O Instituto Federal de São Paulo – Câmpus Matão realiza nesta segunda-feira (06/10), às 14h, no auditório do campus, uma palestra voltada a coordenadores e diretores de escolas do município sobre o Projeto Afrobaobá: Saberes que Brotam entre Cultura e Meio Ambiente, coordenado pela Profa. Dra. Valquíria Pereira Tenório. A iniciativa busca integrar educação ambiental e valorização da cultura afro-brasileira por meio de ações educativas e doação de mudas de baobá.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página